Seu cabelo está ficando ralo e caindo? Você percebe mais fios de cabelo na escova depois de terminar de escovar o cabelo pela manhã? Que tal mais cabelo na banheira ou no ralo do chuveiro após cada banho? Esses podem ser sinais de que você precisa investigar as causas da queda de cabelo feminina.
Se algumas das mulheres mais velhas da sua família foram vítimas de calvície feminina, você também pode estar na fila para sofrer o mesmo destino. Se você sabe quais são as causas, talvez possa colocar em ação algumas táticas de prevenção e diminuir a predisposição à calvície, como fizeram sua mãe, sua avó ou tias.
Algumas causas são devidas a razões médicas. As três principais razões médicas são Alopecia Androgênica, Eflúvio Telógeno e Alopecia Areata.
A alopecia androgênica, ou calvície feminina, é a principal causa de queda de cabelo em mulheres. A alopecia androgenética pode afetar qualquer mulher em qualquer momento da vida, especialmente se ela tiver predisposição familiar à queda de cabelo. Isso significa que é hereditário e é mais provável que você sofra queda de cabelo, assim como a mãe e a avó.
Na alopecia androgênica, o que acontece é que os folículos capilares ficam muito sensíveis aos andrógenos na corrente sanguínea. Os andrógenos entram nos receptores de andrógenos no folículo piloso e dizem aos folículos capilares para produzirem menos cabelo. Seu cabelo fica mais fino e logo os folículos morrem e você fica com menos cabelo.
O eflúvio telógeno é a segunda causa mais comum de queda de cabelo feminino. Esta condição é causada por um aumento na quantidade de estresse em sua vida. Quantidades incomumente altas de estresse prolongado fazem com que seu cabelo fique fino e caia. Você pode notar esse tipo de queda de cabelo quando engravidar. Com todas as mudanças pelas quais seu corpo passa durante a gravidez, todas as flutuações hormonais podem causar queda ou queda de cabelo. Normalmente, porém, com a resolução do estresse elevado e prolongado, seu cabelo voltará a crescer perfeitamente.
A alopecia areata é a terceira causa mais comum de queda de cabelo em mulheres e pode estar ligada a imunodeficiências no corpo da mulher. Se a imunodeficiência for identificada, tratada e resolvida, o mesmo acontece com a queda de cabelo e o cabelo volta a crescer.
Outras razões médicas pelas quais uma mulher pode perder o cabelo são as deficiências de vitaminas e minerais, incluindo a deficiência de ferro, que causa anemia. Disfunção da tireoide e problemas hepáticos podem causar queda de cabelo. Os tratamentos de quimioterapia para o câncer farão com que a mulher perca o cabelo, mas isso é apenas temporário. Quando o curso da quimioterapia terminar, seu cabelo deverá voltar a crescer. Qualquer uma dessas condições pode ser temporária e, quando tratada corretamente e sob controle, seu cabelo pode e voltará a crescer. A menopausa também é um grande motivo pelo qual algumas mulheres perdem os cabelos. Tal como acontece com a gravidez, a menopausa provoca todo o tipo de flutuações hormonais e o cabelo torna-se fino e frágil.
Se a queda de cabelo se tornar grave, converse com seu médico sobre as causas da queda de cabelo feminina e peça para fazer um teste para qualquer uma das condições acima para descartá-las. Talvez você só precise aprender como diminuir o estresse em sua vida para recuperar o cabelo cheio.
Comments