Se você sofre de apnéia do sono, a depressão pode ser uma das consequências com as quais você lida diariamente por causa disso. Embora a depressão não seja a única consequência da apneia do sono, ela pode ser a que mais afeta a sua qualidade de vida.
A depressão da apneia do sono pode ser um distúrbio devastador se não for tratada e pode arruinar sua vida, deixando você se sentindo perdido e sozinho e, eventualmente, afastando outras pessoas. Se a sua depressão é causada porque você não descansa bem à noite, você precisa conversar com seu médico e iniciar o tratamento imediatamente. Distúrbios do sono, como a apnéia do sono, podem levar a muitos outros problemas, e a depressão não precisa ser um deles.
Se você suspeitar que pode ter apnéia do sono, peça ao seu parceiro para observá-lo e ouvi-lo enquanto você dorme. Se eles notarem qualquer interrupção na respiração, ronco extremamente alto, bufo ou falta de ar durante o sono, você deve consultar o seu médico o mais rápido possível.
Se você não tem ninguém para ouvir e observar você dormir, configure uma câmera de vídeo ou uma gravação de áudio para ter uma boa ideia sobre seus hábitos de sono.
Outros sintomas que você pode ter e que acompanham a depressão da apneia do sono são alterações de humor, irritabilidade, impaciência consigo mesmo ou com os outros, tontura (mesmo depois de uma noite inteira de sono), diminuição da função mental e desatenção.
Se você está constantemente tentando ficar acordado no trabalho ou bebendo café com seu próprio peso corporal todos os dias ou engolindo bebidas energéticas como se estivessem fora de moda, você pode querer verificar se está sofrendo de apnéia do sono. Seu médico pode solicitar um estudo do sono onde você vai a uma instalação e se conecta a monitores que registram sua respiração e níveis de oxigênio no sangue enquanto você dorme.
O tratamento pode ser tão simples como trocar o travesseiro, perder peso ou usar um aparelho oral feito pelo seu dentista. Outras opções de tratamento incluem o uso de uma máquina de CPAP, ou pressão positiva contínua nas vias aéreas, com uma máscara que você deve usar ao dormir e que sopra ar continuamente em seu nariz para mantê-lo respirando o tempo todo. Pode ser necessário usar dispositivos orais se você não tolerar a máquina de CPAP, mas eles não serão tão eficazes quanto a máquina de CPAP, por isso é melhor tentar se acostumar a usar a máscara à noite.
O seu médico irá diagnosticar a sua apneia do sono como um dos três tipos: apneia obstrutiva, central ou complexa. Apneia obstrutiva do sono é apenas isso, há algo bloqueando as vias nasais que impede você de respirar corretamente. Na forma mais grave, esse tipo pode exigir cirurgia para remover o bloqueio. A apnéia central do sono é causada por uma falha no centro respiratório do cérebro, onde o cérebro não consegue enviar os sinais corretos aos músculos usados para respirar. A apneia complexa do sono é uma combinação dos dois. A depressão da apneia do sono é apenas um dos sintomas ou consequências da apneia do sono, fale com o seu médico o mais rápido possível.
Comments