O primeiro sintoma de apneia do sono que você pode perceber é o ronco. O ronco nem sempre é indicativo de apneia do sono, mas se o ronco for alto ou for mais parecido com um ronco ou engasgo, o culpado pode ser a apneia do sono. Causada principalmente por um bloqueio das vias aéreas, a apneia do sono pode ser tratada com sucesso com uma série de opções disponíveis.
Seu corpo precisa dormir para se rejuvenescer e continuar funcionando no dia a dia. Se você tem apneia do sono, seu corpo não consegue permanecer no sono REM por causa da diminuição do oxigênio, que sinaliza ao seu cérebro para acordá-lo. Você eventualmente tem o que é chamado de deficiência crônica de sono e isso leva a outro sintoma de apnéia do sono, sonolência diurna excessiva.
AOS, ou apneia obstrutiva do sono, afeta aproximadamente 4% dos homens e 2% das mulheres nos EUA, embora os números possam ser muito piores do que anteriormente devido ao número crescente de americanos que se tornam obesos. A obesidade não é um sintoma, é uma causa. Dos 18 milhões de pessoas que se estima terem apneia do sono, estima-se ainda que apenas 10% delas estão a receber tratamento para o seu problema.
Homens com mais de 40 anos têm maior probabilidade de ter apneia do sono do que mulheres da mesma idade. Após os 50 anos, o risco se equilibra entre homens e mulheres. A obesidade piora a apnéia do sono. Cerca de 70% das pessoas obesas nos EUA têm apneia obstrutiva do sono. A apnéia do sono não é discriminatória e afeta homens e mulheres de todas as esferas da vida, incluindo pessoas com doenças cardíacas, hipertensão e acidente vascular cerebral, jogadores de futebol americano da NFL, brancos, afro-americanos, asiáticos e indianos.
Então, o que acontece quando alguém é diagnosticado com apneia obstrutiva do sono? Bem, primeiro, as vias aéreas ficam obstruídas pela língua e pelo palato mole. Em seguida, tentar respirar não tem sucesso, mesmo que o movimento muscular seja feito. Então, o nível de oxigênio cai, sinalizando ao cérebro para acordá-lo para que você continue respirando. É quando você fica com falta de ar, bufa ou ronca muito alto.
Outros tipos de obstrução que podem afetar a respiração durante o sono são um desvio de septo que estreitou as passagens de ar ou os filtros no nariz chamados cornetos que obstruem a respiração se ficarem inchados e as paredes laterais da garganta colapsarem para fechar as vias aéreas. Às vezes, as vias aéreas ficam obstruídas ao tentar respirar, quando os tecidos das vias aéreas são sugados pela pressão negativa.
Se você tem desvio de septo, pode tentar usar as tiras no nariz feitas para manter as passagens nasais abertas. Isso pode ser suficiente para aliviar seus sintomas e permitir que você durma o sono que tanto precisa e merece todas as noites. Antes de tentar qualquer coisa, você precisa discutir todas as suas opções com seu médico para ver qual é a melhor para você.
Para que você possa respirar, várias coisas precisam acontecer ao mesmo tempo. Os músculos do tórax expandem e abaixam o diafragma e criam uma pressão negativa que permite inspirar. A pressão negativa criada é o que suga o ar para os pulmões. Às vezes, as vias aéreas são apenas mais estreitas do que o normal e a anatomia pura e simples é o sintoma da apneia obstrutiva do sono responsável pelo seu distúrbio do sono.
Comments